O sistema de clareamento dental LumaCool é fabricado pela empresa Lumalite. Antigamente este sistema chamava-se LumaArch. O sistema LumaCool inclui os clareamentos dentais profissionais (que são feitos em consultório pelo dentista) e os clareamentos dentais caseiros usando o sistema caseiro LumaWhite Plus.

Uma das vantagens do sistema LumaCool é que o tempo de tratamento é cerca de um terço do que é necessário nos outros clareamentos.

Que tipo de gel de clareamento dental é utilizado no clareamento LumaCool?

O clareamento dental LumaCool utiliza um gel proprietário de peróxido de hidrogénio chamado LumaWhite. Este clareador vem embalado em dois componentes individuais (um em pó e o outro líquido) que são misturados na hora da aplicação para produzir um gel de branqueamento que tem uma concentração de 35% de peróxido de hidrogénio e um pH aproximado de 6.

É utilizado um laser ou um fotopolinerizador no sistema LumaCool?

É utilizado um fotopolinerizador LumaCool com uma luz de xénon e halogéneo. Estas luzes são fabricadas pela LumaLite especificamente para utilizar neste clareamento dental. Quando a luz está em posição ela consegue iluminar simultâneamente todos os dentes do paciente. A LumaLite também fabrica fotopolinerizadores de LED.

O comprimento de onda da luz emitida por estas unidades está entre os 405 e os 580nm o que dá uma luz azul esverdeada. A empresa afirma que a luz de branqueamento activa o gel de clareamento LumaCool e aumenta os resultados.

O sistema LumaCool causa aquecimento nos dentes quando é feito o clareamento?

Testes feitos às luzes de xénon e halogéneo e às luzes LED da LumaCool não produziram um efeito de aquecimento significativo nos dentes tratados.

Quanto é que o seu dentista pagou pelo fotopolinerizador do sistema LumaCool?

O seu dentista pagou mais de R$ 7.000 pelo fotopolinerizador do clareamento da LumaCool. O sistema LumaCool com o LED custa mais de R$ 4.500.

Quanto tempo é que o dentista demora a fazer um clareamento LumaCool?

Um clareamento dental LumaCool demora por norma menos de uma hora do início ao fim. Cada sessão de clareamento é dividida em 3 aplicações individuais do gel LumaWhite onde cada aplicação demora cerca de 8 minutos. Isto quer dizer que a exposição comulativa dos dentes do paciente ao gel de clareamento dental é de 24 minutos.

O clareamento LumaCool inclui tratamentos de clareamento dental caseiro?

A LumaLite recomenda que as sessões de branqueamento LumaCool sejam seguidas de um clareamento dental caseiro com moldes e o gel de clareamento LumaWhite Plus.

Quais são os passos aplicados num clareamento LumaCool?

O protocolo que o dentista segue no clareamento LumaCool não varia muito dos passos gerais que descrevemos para o clareamento dental profissional típico.

As únicas diferenças são que o sistema LumaCool inclui a utilização de protector das gengivas e a utilização de uma luz de “activação” do gel de clareamento.

Você deve escolher um clareamento dental LumaCool?

Esta é uma decisão que deve tomar em conjunto com o seu dentista. O clareamento dental LumaCool é um bom produto e os seus resultados estão a par dos outros sistemas de clareamento dental profissional.

Um ponto de interesse é que o tempo total que tem de estar no consultório dentário para fazer um clareamento LumaCool é menor do que uma hora e menos um terço do tempo necessário para a maioria dos outros branqueamentos de dentes profissionais.