Depois de fazer um clareamento dental a laser ou caseiro existem alguns cuidados que deve ter para prolongar os efeitos do branqueamento. Para evitar que seus dentes escureçam mais do que o natural com o passar dos anos, é preciso tomar alguns cuidados.

Antes de qualquer conselho, mantenha os seus dentes limpos escovando-os após cada refeição. Mas não se empolgue: escovar com muita força ou usar uma escova de cerdas duras pode criar ranhuras no esmalte e prejudicar a raiz dos dentes. Mesmo escovando com suavidade você estará fazendo a limpeza necessária. Não exagere!

  • Não se esqueça do fio dental. Já reparou como os dentes manchados ficam ainda piores nos cantos? Isto acontece porque a placa, uma camada fina de bactérias e restos de alimentos que se acumulam entre os dentes e na gengiva atrai as manchas. O uso diário do fio dental reduz a placa e também ajuda a combater as manchas. Isto é especialmente importante para quem tem espaços pequenos entre dentes ou para quem tem dentes que se tocam.
  • Pare de fumar. Se você ainda não conseguiu abandonar o cigarro, que tal procurar ajuda? Há no mercado diversos produtos que reduzem a dependência da nicotina e facilitam o processo. Quando você parar de fumar, além de mais saudável, vai também ficar com um sorriso mais atraente. A maioria das pessoas que procuram um clareamento dental são fumadores.
  • Cuidado com as bebidas com cores fortes. O café, com o tempo, pode deixar os dentes manchados, assim como os chás, os refrigerantes e o vinho. Quando ingerir bebidas que podem causar manchas, faça isto em uma ou duas refeições, em vez de bebericá-las o dia inteiro. E escove os dentes depois de consumi-las. As bebidas escuras são um dos maiores inimigos doclareamento dental.
  • Use um canudo ou uma palhinha. Beber chá gelado, refrigerante ou suco de frutas com canudinho reduz a exposição dos seus dentes às bebidas que mancham. Como já dissemos as bebidas escuras são más para quem faz um clareamento dental, para prolongar os efeitos do clareamento dental podemos usar um canundo ou uma palhinha.
  • Use os cremes dentais anti-manchas com cautela. Devido à maior abrasividade desses cremes em relação aos comuns, os dentistas recomendam que sejam usados apenas duas ou três vezes por semana. Consulte o seu dentista antes de experimentá-los. Se fizer um clareamento dental não deve aplicar outras substancias aos dentes, deve falar com o seu médico dentista com quem fez o clareamento dental laser.

Espero que este artigo lhe ajude a prolongar os efeitos do seu clareamento dental! Para mais informações sobre clareamentos dentais caseiros, clareamentos dentais a laser e outras dicas de saúde dental veja os nossos outros artigos. Fazer um clareamento dental é fácil, mas temos de tomar atenção aquilo que fazemos depois para manter e prolongar os efeitos.