A composição de um gel de clareamento dentário segue um conjunto de ingredientes relativamente comuns a todos os produtos do género.

Os produtos de clareamento dental para utilização em clareamentos caseiros tem um conjunto de características básicas e para seguir os requisitos de saúde tem os seguintes compostos: agente clareador, agentes de viscosidade, aromatizantes, estabilizadores e tamponantes.

Vamos saber mais sobre cada um destes compostos que fazem parte dos gels de clareamento utilizados tanto no clareamento dental caseiro como no clareamento dental a laser feito em clínicas dentárias.

Agente Clareador

Historicamente o ingrediente activo do gel de clareamento dental foi o peróxido de carbamida. Quando exposto à água (que é abundante na boca), o peróxido de carbamida decompõe-se em peróxido de hidrogénio (e ureia). É este peróxido de hidrogénio que se decompõe e produz as moléculas (radicais livres) que criam o efeito de branqueamento.

Diferentes produtos de branqueamento dentário contém concentrações diferentes de agende clareador.

Normalmente o mesmo fabricante produz mais do que um produto de clareamento dental, cada um com a sua concentração de peróxido de carbamida, que está entre 10% e 38%.

A vantagem de uma concentração mais alta de peróxido é que o efeito de branqueamento vai ser mais rápido e mais intenso. A desvantagem de concentrações mais altas é que aumentam a probabilidade de efeitos secundários como a sensibilidade dentária e a irritação das gengivas.

Uma coisa importante a saber é que qualquer concentração pode ser utilizada para produzir o mesmo nível de clareamento, tudo dependende do tempo de exposição e da concentração.

Na nossa página falamos mais do peróxido de carbamida na utilização de gels de clareamento dental, e menos nos peróxido de hidrogénio. Uma das razões para isso é que os sistemas de clareamento dental caseiro sempre utilizaram este tipo de branqueador.

O clareamento dental baseado no peróxido de carbamida foi o primeiro gel a ser utilizado com o método dos moldes dentários. Ao longo dos anos foi o mais estudado e analisado e por isso achamos que este método é uma boa escolha. Apesar disso també analisamos e recomendamos vários clareamentos dentários baseados em peróxido de hidrogénio.

As Intruções do Clareamento Dental Não São Todas Iguais

E importante entender que nem todos os gels e sistemas de clareamento dental são criados para serem utilizados da mesma forma. O tipo de peróxido usado no gel, a concentração do peróxido e o pH do gel são factores que determinam o método e o tempo de aplicação.

Como não queremos criar nenhuma confusão nos nossos leitores só vamos discutir o uso de um gel com um pH neutro de 7 e com uma concentração de 10% de peróxido de carbamida utilizada num sistema de moldura dental. Desta forma podemos ser específicos ao falar dos detalhes do branqueamento.

Agentes de Viscosidade

Para que o gel seja utilizável numa molde de branqueamento, deve ser viscoso para não escapar do molde.

Ao mesmo tempo um gel de clareamento deve ser suficientemente fluido para se espalhar e cobrir todos os dentes tratados. Para conseguir esta consistência a maioria dos clareamentos dentais contém um emulsificador para dar viscosidade.

Agentes Dessensibilizantes

Alguns fabricantes incluem um dessensibilizante na fórmula do gel de clareamento porque acham que podem diminuir a sensibilidade dentária induzida pelo tratamento.

Muitas marcas tem dessensibilizantes e pode ver uma lista deles. Tipicamente estes produtos são vendidos directamente a dentista para uso nos pacientes. Na maioria das vezes o agente dessensibilizante é o fluoreto.

  • Nupro White Caseiro
  • Discus Dental NightWhite
  • Discus Dental DayWhite
  • GC TiON Caseiro
  • Natural Elegance Plus
  • Venus White
  • Pola Day
  • Pola Night
  • Opalescence PF

Estas informações foram tiradas da Revista Dentistry Today do Guia De Clareamento Dental Caseiro. Dezembro de 2008.

Agentes Aromatizantes

Para garantir uma utilização agradável muitos fabricantes incluem aromatizantes nos gels de clareamento dental. Isto é especialmente comum em produtos com elevadas concentrações de peróxido.

Os sistemas de clareamento dental caseiro também contém aromatizantes. Aqui está uma lista com algumas marcas de clareamento dental que são vendidas aos dentistas e que contém aromatizantes.

  • Beyond StayWhite
  • Sapphire Caseiro
  • Nupro White Caseiro
  • Discus Dental NightWhite
  • Discus Dental DayWhite
  • Zoom! Weekender
  • Natural Elegance Plus
  • Venus White
  • Life-Like Cosmetic Solutions
  • Omni White & Brite
  • Pola Day
  • Pola Night
  • Star White
  • Opalescence PF

Estas informações foram tiradas da Revista Dentistry Today do Guia De Clareamento Dental Caseiro. Dezembro de 2008.

Estabilizadores

Os peróxidos são reactivos por natureza e por isso os gels de clareamento dental tendem a degradar-se ao longo do tempo e isto pode afectar a sua eficiência.

Para aumentar o prazo de validade dos produtos e para garantir um resultado satisfatório ao paciente, as fórmulas dos clarementos dentais incluem estabilizadores. A não ser que diga o contrário no rótulo a maioria dos gels de branqueamento baseados em peróxido de carbamida tem uma validade de um ano.

Agentes Tamponantes

O pH ou a acidez de um produto de clareamento dental deve ser o mais neutro possível, ou seja, estar o mais perto possível de um pH 7,0. Os gels de branqueamento dentário com um nível de acidez alto tem mais probabilidades de criar sensibilidade dentária e em casos extremos danos aos dentes.

Geralmente um pH entre 5,5 e 8,0 é aceitável. Para conseguir estes niveis de acidez são utilizados agentes tamponantes.

Espero que tenha encontrado a informação que estava à procura em relação os gels de clareamento dental. Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão não hesite em deixar um comentário.