Como o clareamento dental caseiro é uma das opções mais escolhidas pelos nossos leitores. Muita gente tem dúvidas sobre as vantagens e a necessidade dos moldes personalizados para o branqueamento caseiro.
Uma das vantagens dos moldes personalizados para o clareamento dental caseiro são a possibilidade de ter reservatórios de gel de clareamento dental.

Moldes de clareamento dental personalizados (aqueles que são fabricados num laboratório dental ou num consultório de um dentista) podem ter extras que não há nos moldes comprados na loja. Um destes extras é ter reservatórios de gel de branqueamento dentário nos moldes.

O termo reservatório de gel de branqueamento refere-se a um pequeno espaço que é criado propositadamente entre a superfície interior do molde e a superfície frontal dos dentes. Assim, quando o molde é enchido com o gel de branqueamento e colocado na boca do paciente, um pequeno excesso de gel vai ficar retido em cada reservatório e vai ficar em contacto com a parte do dente a ser clareada.

A ideia associada à utilização de reservatórios é que a maior quantidade de gel de clareamento é capaz de libertar mais radicais livres na superfície do dente, por um período mais longo. Isto traz vantagens para quem faz sessões de clareamento dental mais longas. Por exemplo se você estiver a fazer branqueamento durante 4 horas com um gel de 10% de peróxido de carbamida, os reservatórios ajudam a branquear mais rápido e assim chega ao seu resultado final mais depressa.

Os Moldes com Reservatórios São Necessários?

A necessidade dos moldes com reservatórios ainda é um ponto de debate entre os dentistas. Existem provas científicas publicadas que suportam os dois pontos de vista.
O mais correcto a dizer é que o clareamento máximo final que o paciente pode potencialmente atingir com kits de clareamento dental caseiro vai ser exactamente o mesmo com ou sem os reservatórios. Mas é provável que esse potencial máximo seja atingido mais rapidamente se os reservatórios de gel de branqueamento estiverem presentes.

Mas á um ponto importante de lembrar… Esta última afirmação descreve melhor as situações em que o regime de clareamento dentário do paciente envolve sessões de branqueamento individuais mais longas (por exemplo, quatro horas de uso com um peróxido de carbamida de 10%). Para sessões de clareamento mais curtas o benefício dos reservatórios pode não ser tão significante.

Recomendações dos Fabricantes de Clareamentos Dentais

As próximas provas podem ajudar a decidir que os moldes com reservatórios podem ser considerados como um opção e não uma obrigação. A próxima lista contém nomes de muitos produtos e gels de clareamento dental que são vendidos directamente aos dentistas para os pacientes que utilizam clareamentos dentais com molde. Separámos estes nomes em dois grupos consoante as instruções do dizerem que o molde com reservatório é importante ou não. Nem todos os produtos dizem que é importante utilizar os moldes com reservatório.

Produtos de clareamento dental caseiro que recomendam moldes com reservatórios:

  • Sapphire Take Home
  • GC TiON Take Home
  • Pola Day
  • Pola Night
  • Opalescence PF

Produtos de clareamento dental caseiro que dizem que os moldes com reservatórios são opcionais:

  • Beyond StayWhite
  • Nupro White Take Home
  • Discus Dental NightWhite
  • Discus Dental DayWhite
  • Zoom! Weekender
  • Natural Elegance Plus
  • Venus White
  • Life-Like Cosmetic Solutions
  • Omni White & Brite
  • Perfecta Bravo
  • Perfecta Rev
  • Star White

Estas informações foram tiradas da Revista Dentistry Today do Guia De Clareamento Dental Caseiro. Dezembro de 2008.

Fabrico dos Moldes de Clareamento com Reservatório

Os reservatórios de gel só podem ser incorporados em moldes personalizados (os moldes de clareamento dental feitos no consultório do dentista ou num laboratório dentário). Com moldes que são ajustados pelo utilizador não há forma de criar estes reservatórios nos moldes comprados.

Aqui está uma descrição que explica como os laboratórios dentais fabricam os moldes com reservatório.

O dentista cria uma impressão dos dentes e da boca do paciente e manda para o laboratório dentário. Um técnico de laboratório enche a impressão com gesso para criar um modelo. Este é o modelo no o qual o molde do paciente vai ser feito.

O técnico de laboratório vai aplicar e curar uma pequena camada com cerca de meio milímetro de plástico líquido na parte da frente de cada dente do modelo em gesso (especialmente nos dentes da frente onde o clareamento dental é mais desejado). Este plástico representa o volume de gel de branqueamento que o dentista quer ter em cima do dente.

Uma camada de plástico aquecido é moldada a vácuo por cima do modelo de plástico. Os espaçamentos de plástico que foram aplicados criam o espaço para os reservatórios individuais. Depois é removido o molde do modelo e ele é cortado para que fique só por cima dos dentes e não das gengivas.