No que toca a clareamentos dentais caseiros muitas pessoas tem dúvidas sobre a diferença do tipo de gel utilizado, alguns são com peróxido de hidrogénio e outros com peróxido de carbamida. Tanto os produtos de clareamento dental caseiro com hidrogénio como a carbamida produzem os mesmos efeitos de branqueamento.

Ao comparar produtos de concentrações similares (os gels de clareamento dental são formulados para produzir uma concentração similar de moléculas branqueadoras, chamadas de “radicais livres”) tanto os produtos de hidrogénio ou de carbamida criam resultados similares e podem ser considerados como produtos equivalentes.

Isto não quer dizer que não existem diferenças entre estes dois peróxidos. Eles são diferentes, mas como vamos descrever abaixo, tipicamente existem diferenças maiores para os fabricantes do que para quem usa o produto.

Os dentistas vendem aos seus pacientes os dois tipos de peróxido. De seguida estão duas listas dos tipos de gel de clareamento dental que são vendidos pelos dentistas aos seus pacientes.

Marcas que utilizam um gel de clareamento dental com peróxido de carbamida:

  • Discus Dental NightWhite
  • GC TiON Take Home
  • Life-Like Cosmetic Solutions
  • Natural Elegance Plus
  • Nupro White Take Home
  • Omni White & Brite
  • Opalescence PF
  • Pola Night
  • Sapphire Take Home
  • Star White
  • Venus White

Marcas que utilizam um gel de clareamento dental com peróxido de hidrogénio:

  • Beyond StayWhite
  • Discus Dental DayWhite
  • Nupro White Take Home
  • Perfecta Bravo
  • Perfecta Rev
  • Pola Day
  • Zoom! Weekender

Estas informações foram tiradas da Revista Dentistry Today do Guia De Clareamento Dental Caseiro. Dezembro de 2008.

Como pode ver não há uma preferência grande entre um ou outro, ambos os produtos estão disponíveis em todo o lado e são vendidos aos dentistas em todo o mundo. Veja que algumas marcas até tem gels de branqueamento dentário com os dois tipos de peróxido.

Então Porque Falar Disso?

Nós estamos interessados em ajudar os consumidores a tomarem as decisões apropriadas com base em factos. Podem haver várias razões porque um dentista ou um fabricante preferem o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogénio. Mas afirmar que um produto branquei mais do que outro com base numa propriedade associada com o peróxido em si não é uma razão válida e você deve estar ciente disso.

Porque É Usado Peróxido de Hidrogénio e o Peróxido de Carbamida?

A grande maioria dos gels de clareamento dental para uso caseiro ou uso com moldes dentários são formulados com o peróxido como agente de branqueamento. Os dois tipos de peróxido utilizados são o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogénio.

Vamos agora ver porque estes dois compostos são utilizados e qual a diferença entre eles.

Como Funciona o Clareamento Dental?

Todo o processo do clareamento dental é fundado na acção de um tipo de molécula chamada de radical livre. Por natureza os radicais livres são muito reactivos. Por serem reactivos eles conseguem interagir e decompor (oxidar) outras substâncias.

No caso dos dentes machados, os radicais livres são usados para decompor os compostos pigmentados que ficaram entranhados no esmalte do dente. Como os produtos criados neste processo de oxidação são incolores, existe um efeito de branqueamento dentário. Os gels de peróxido são incluidos no clareamneto dentário porque libertam radicais livres.

Um tipo de molécula que liberta radicais livres quando se decompõe é o peróxido de hidogénio. Apesar disso há uma desvantagem, porque como composto quimico o peróxido de hidrogénio é relativamente instável. Isso quer dizer que se degrada rapidamente.

Históricamente o peróxido de hidrogénio é um composte difícil para trabalhar. A nível prático o ractividade do peróxido de hidogénio levava a duas dificuldades. Uma era a dificuldade do fabricante criar um produto com um prazo de validade longo. Outra desvantagem era que quando o gel era usado tinha de ser utilizado rapidamente.

Históricamente o peróxido de carbamida oferecia algumas vantagens. Em comparação ao peróxido de hidrogénio a carbamida era um composto relativamente estável. Quando se decompõe transforma-se em peróxido de hidrogénio (e ureia), que por sua vez se decompõe e produz os radicais livres necessários para o processo de clareamento dental.

Como demora tempo para se transformar em peróxido de hidrogénio os radicais livres são produzidos durante mais tempo e a um ritmo mais sustentável. Isto cria um processo de clareamento mais previsível e mais controlado. Esta reactividade mais baixa também torna mais fácil o fabricante criar um produto estável e com um prazo de validade previsível. Hoje em dia ambos os tipos de peróxido são utilizados em branqueamentos dentários.

Ao longo dos anos os fabricantes desenvolveram formas de minimizar as dificuldades associadas à utilização do peróxido de hidrogénio. Por isso é que hoje em dia é normal encontrar os dois tipos de peróxido em gel de clareamento dental.

Utilização do Peróxido de Hidrogénio e do Peróxido de Carbamida

O tipo de peróxido que está na fórmula do gel de clareamento dental influência a forma que ele deve ser utilizado, especialmente em sistemas de clareamento dental caseiro.

Os produtos de branqueamento com peróxido de hidrogénio libertam radicais livres mais rapidamente do que os que tem peróxido de carbamida e isso pode influenciar a forma de utilização ideal.

A formação relativamente rápida de radicais livres do peróxido de hidrogénio sugere que os produtos ficam esgotados do ingrediente activo mais rapidamente. Um branqueamento dentário de peróxido de hidrogénio pode ser considerado mais apropriado para clareamentos de curta duração, como aqueles que são feitos enquanto está acordado e faz as tarefas caseiras.

A libertação mais lenta e mais gradual de radicais livres do peróxido de carbamida sugere que este é melhor utilizado para tratamentos mais longos, como aqueles que são feitos à noite enquanto dorme.

Uma confirmação desta teoria é demonstrada na lista de gels de clareamento dental mostrada acima. Dois dos clareamentos baseados em peróxido de carbamida tem a palavra “night” no seu nome. Dois dos branqueamentos dentários tem a palavra “day” no nome.

Instruções Diferentes

Os produtos de clareamento dental com peróxidos diferentes podem ter instruções e modos de emprego diferentes.

Com os produtos modernos de hoje a distinção entre o peróxido de hidrogénio ou de carbamida tornou-se menos importante. Apesar disso não quer dizer que todos os branqueamentos sejam utilizados da mesma forma.

A não utilização do gel de clareamento dental como é indicado pode levar a complicações significativas e a efeitos secundários acentuados. Em todos os casos você deve ler e seguir as instrucções que vem com o seu clareamento dental caseiro.

Todos os nossos artigos de clareamento dental caseiro pressupõe a utilização de um gel de branqueamento dentário com uma concentração de 10% de peróxido de carbamida ou de hidrogénio.